A Ventosa 3P Medical também conhecida como PUX PEC conta com o apoio e a consultoria de médicos
Cirurgiões Torácicos, Ortopedistas, Fisiatras e Pediatras renomados no tratamento de deformidades torácicas.
Para o exito no tratamento é de fundamental importância o acompanhamento e a prescrição de um profissional capacitado.
COMO COMEÇAMOS
Vacuum Bell Brasil - PUX PEC é um projeto independente, objetivando o desenvolvimento de um aparelho para a terapia não invasiva da deformidade torácica denominada Pectus Excavatum, popularmente conhecido como Peito de Sapateiro.
O PUX PEC desenvolveu o aparelho e através da 3P Medical o aparelho passou a ser comercialmente denominado
Ventosa 3P Medical.
A QUEM SE DESTINA O APARELHO ?
A Ventosa3P Medical se destina a portadores de PECTUS EXCAVATUM, e tem maior eficiência
nas deformidades simétricas.
Este aparelho pode ser indicado para pacientes a partir dos oito (8) anos de idade, sob supervisão dos pais ou responsáveis (pelo menos até os 14 anos) e não têm um limite superior de idade definido para interromper ou contraindicar seu uso.
O QUE É PRECISO SABER ANTES DE USAR O APARELHO?
Antes de usar a Ventosa 3P Medical é altamente recomendado que se faça uma avaliação com um médico, a fim de descartar quaisquer problemas nas funções cardiológicas, pulmonares e respiratórias.
A Ventosa 3P Medical somente é vendia por prescrição de um profissional da área da saúde.
Em geral o especialista médico que trata o Pectus Excavatum é o Cirurgião Torácico,
porém ultimamente alguns Pediatras, Fisiatras, Ortopedistas e Fisioterapeutas tem oferecido tratamento para esta deformidade.
A terapia a vácuo com a Ventosa 3P Medical é uma terapia de médio a longo prazo
e seu uso deverá ser sob a orientação de um profissional seja ele médico, fisioterapeuta ou enfermeiro.
COMO FUNCIONA A VENTOSA 3P MEDICAL?
A Ventosa 3P Medical funciona através da aplicação de uma pressão negativa (vácuo) sobre o tórax, atingindo as costelas e o esterno, tal pressão faz com que a estrutura torácica seja elevada.
A terapia com a Ventosa 3P Medical causa através da pressão negativa exercida, deformações na estrutura torácica.
Devido à flexibilidade estrutural do tórax, estas deformações em um primeiro momento são elásticas ou temporárias, deste modo os resultados obtidos no início tendem a desaparecer se o uso do aparelho for interrompido.
Com o uso contínuo do aparelho, as deformações passam a ser plásticas ou permanentes, onde observa-se a ocorrência de microfissuras na estrutura óssea e cartilaginosa, estas microfissuras por sua vez tendem a serem recalcificadas pelo próprio organismo do indivíduo, fazendo com que as deformações, de modo gradual se tornem permanentes.
As deformações permanentes ocorrem ao longo do tempo, e dependem diretamente do uso contínuo do aparelho e se dão de forma lenta e gradativa.
TAMANHOS
Atualmente a Ventosa 3P Medical possui os tamanhos de 16, 18, 21, 23 e 26 cm de diâmetro:
Ventosa com 16 cm de diâmetro: recomendado para pacientes com estatura de até 1,40m, este modelo é o mais utilizado em crianças.
Ventosa com 21 cm de diâmetro: este é o tamanho tradicional e recomendado para adolescentes, jovens e adultos com estatura mediana.
Ventosa com 26 cm de diâmetro: esta ventosa foi desenvolvido para pessoas com estatura superior a 1,95m de altura com distância horizontal entre os mamilos superior a 25 cm.
Para uma escolha mais adequada do tamanho oferecemos aos nossos clientes uma simulação digital do aparelho em uso.
Basta nos enviar por Whatsapp ou e-mail uma fotografia, informando a distância entre os mamilos conforme ilustrado nas figuras abaixo:
POSSO TER EFEITOS COLATERAIS COM O O USO DO VACUUM BELL?
Na bibliografia científica é relatada a ocorrência de alguns efeitos indesejados, para isto é necessário que se use o aparelho com cautela, de acordo com a orientação profissional e o protocolo recomendado.
Os efeitos colaterais observados são:
- Hematomas e gotas de sangue na pele: geralmente são observados hematomas e gotículas de sangue na pele na região do uso do aparelho nas duas ou três semanas iniciais;
- Dores Musculares: geralmente observadas nas semanas iniciais e ocorre devido à mudança da posição das costelas e esterno;
- Dores nas costas: efeito comum causada pela movimentação da estrutura torácica que tem ligação direta com a coluna vertebral;
- Flacidez na pele: ocorre devido à sucção da pele;
- Bolhas: a ocorrência de bolhas na pele é observada em alguns casos e geralmente estão relacionadas à pressão exercida pelo aparelho e, principalmente pelo contato da pele no vidro. Se este sintoma for verificado, o uso do aparelho deverá ser suspenso até que a pele retorne ao seu estado normal o que evita sangramentos;
- Ginecomastia: em raros casos é verificada a ocorrência de ginecomastia, um aumento das glândulas mamárias. A ginecomastia é desencadeada pela estimulação das glândulas mamárias pela pressão negativa. Se for observada qualquer massa anormal abaixo dos mamilos o uso do aparelho deverá ser suspenso, a fim de evitar sua progressão e um médico deverá ser consultado com brevidade.
Na observação de qualquer efeito colateral o uso do aparelho deve ser suspenso e o médico deverá ser consultado.